In colaboradora cultura haru japão matsuri

Haru Matsuri - Festival da Primavera Japonês

Olá pessoal! Tudo bem? Aqui é a Isa, e assim como a Grace, sou nova colaboradora aqui no Daydream! Vou falar um pouco mais sobre viagens, culturas e vou resenhar alguns livros por aqui também! Como primeiro post, escolhi contar sobre o festival da primavera japonês, aproveitando que ontem (25/09/2016) teve o 26° Haru Matsuri aqui em Curitiba.


Frequentemente as pessoas me perguntam como eu consigo gostar tanto dessa cultura mesmo não sendo japonesa. A resposta é simples: respeito e admiração. Desde pequena tive um interesse desperto pelas coisas orientais e meus pais frequentemente me levaram nesses festivais comemorativos. Sempre assisti filmes de luta asiáticos com meu pai e aos 14 anos larguei o ballet para fazer karatê (pensa numa pessoa que nunca soube o que quer haha). Enfim, deu para perceber que eu sou chegadinha em orientais no geral né? (Meu namorado é japonês inclusive hehe). 

Como ontem estava um dia bonito, eu e a minha mãe decidimos marcar presença na 26ª edição do festival da primavera que é realizado pelo clube e associação Nikkei de Curitiba. Para os orientais, o Haru Matsuri é o festival em comemoração à primavera, época em que as sakuras florescem. A comemoração desse festival começou em 1991, e desde então traz os elementos milenares da cultura japonesa de amor à natureza, principalmente às flores, que representam o renascimento. A festa comemora a chegada da estação e agradece à vida pela sua beleza e também pelos dias prósperos, que inspira músicos, dançarinos e artistas. O festival contou com atrações tradicionais do Japão, como Taikô (tambores), Bon-Odori (dança folclórica), Nihon Buyou (dança tradicional), Yosakoi Soran (dança moderna) e Karaokê. Dentre as comidas típicas teve sushi, hotsushi, tepanyaki, yakisoba, katsudon, takoyaki, tempurá, gyoza, dorayaki, manju e várias outras opções da culinária japonesa. Vou mostrar algumas fotos que eu tirei no evento:



Ikebanas (arranjos florais) da escola japonesa Ohara Ryu - Minha sogra fez o mestrado nessa escola!


Os japoneses também são mestres na arte dos Origamis! 


Olhem só essas mini yukatas! Muito amor né?


Apresentação do karaokê infantil com músicas tradicionais japonesas. Acho linda essa tradição que é passada de geração a geração.


Curso Bunkyo de Língua Japonesa em Curitiba! - Pensando em me arriscar no japonês haha.


Apresentação do grupo folclórico RKMD - RyukyuKoku Matsuri Daiko Brasil - Taikô de Okinawa ( Esse vídeo foi gravado no Haru Matsuri do ano passado, mas foi praticamente a mesma apresentação haha)

Por isso é hoje pessoal! Espero que tenham gostado desse post! Se vocês já foram em algum festival japonês, me contem a experiência nos comentários! 

またね! (Mata ne.)

Até logo!

Para me acompanhar é só clicar nos links:

Instagram ♥ Facebook ♥ Twitter ♥ Blog ♥ Youtube

Related Articles

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu cometário ;)