In Inspiração reflexão texto

Expectativas


Às vezes criamos expectativas muito grandes pra algo que talvez nem aconteça, ou aconteça mas não como planejamos, e isso acaba nos decepcionando mais do que deveria.

Sonhar e desejar coisas novas é normal, mas concentrar toda nossa atenção e força nisso pode nos causar muita ansiedade e sofrimento.

Criar expectativas é humano, todo mundo faz isso, mas chega uma hora que nos deparamos com uma situação em que é melhor parar e pensar: "eu vou estar preparado se o que eu planejei não acontecer?". Quase sempre a resposta é "não".

A gente sempre pensa sobre o melhor que pode acontecer em toda e qualquer situação, mas também temos que pensar que pode ser que nada aconteça conforme planejado, do jeito que criamos as expectativas. É difícil estar pronto para encarar o contrário de tudo, é difícil pensar em como nos sentiremos – tudo acontece no momento, os pensamentos e as ações. 

Não tem como chegar num dia e falar "nunca mais vou criar expectativas", que vai ser uma grande mentira. O que podemos fazer é ir pensando no grau da situação e se aquilo merece nossa ansiedade positiva tão intensa.

Mas é aos poucos e com os erros que vamos aprendendo a lidar melhor com isso. Uma forma fácil de identificar nosso "grau" de expectativas é nos fazermos as seguintes perguntas:

  • Eu deixa claro para os outros o que espero?
  • Quando faço algo por alguém, o que espero em troca?
  • Tenho o que desejo?
  • Quando desejo algo, me planejo para concretizar ou me satisfaço apenas em sonhar?

Muita gente pode achar isso besteira, mas não é não. Isso pode causar sérios problemas para a nossa saúde psicológica, e às vezes nos fazendo apenas aquelas perguntas conseguimos lidar cada vez melhor com o excesso de expectativas.


Espero que tenham gostado!

xoxo

Para me acompanhar é só clicar nos links:

Instagram  Facebook  Twitter  Youtube

Related Articles

10 comentários:

  1. Eu crio tanta expectativa que acabei tendo uma crise de ansiedade e fui parar no hospital há uns quatro meses. Agora eu tento me controlar, e não ficar pensando tanto! Foi horrível! :(
    PS.: Amo essa foto que a Mel tirou de você!

    www.choveamoraqui.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu só tenho algo a dizer: "não espere a maré secar pra comer peixe frito". Se não caímos no 
    abismo das incertezas.
    Bjs Vick Silva.

    Jacyara da Silva

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post <3 realmente sempre criamos muitas expectativas sobre tudo, e geralmente acabamos quebrando a cara depois... Afinal, o roteiro que se passa dentro da nossa cabeça, nunca é o mesmo que está dentro da cabeça do outro

    Beijos
    Umnovo-roteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Sou dessas que me acabo na expectativa e bam na maioria dou com a cara no muro!!!
    Adorei o post!!

    ResponderExcluir
  5. Eu crio muitas expectativas também e na maioria delas fico frustada :( bjss vick belo post!

    www.blogericavillasky.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É difícil mas a gente tem que aprender a controlar melhor isso <3

      Excluir

Deixe seu cometário ;)