In Aleatórios Inspiração moda profissões vestibular

Profissões: Moda

Está chegando o vestibular e muita gente ainda não sabe o que vai cursar, por isso estou preparando uma série de posts entrevistando profissionais de diversas áreas para ajudar vocês a escolher a carreira certa ;)



(Foto por: Nathalia)

Há algumas semanas entrevistei a Nathalia que cursou Moda na Universidade Positivo. Aqui vai a entrevista pra vocês:

1) Quando você percebeu que tinha vontade de trabalhar com moda? E quando decidiu que iria seguir por esse caminho?
Sempre fui a mais “diferente” quando o assunto era me vestir. Minha avó materna sempre costurou e eu adorava criar e ajudá-la. Com isso a paixão foi só aumentando. Cheguei a cursar 2 anos da faculdade de Biologia e tinha a moda como hobby, mas chegou um ponto que eu amava mais esse hobby do que a profissão que eu havia escolhido. E foi aí que eu resolvi sair da Biologia e ir para a Moda, onde com certeza "me encontrei".

2) Como foi o curso de moda?
"Turbulento" e "Incrível" descrevem os 4 anos da graduação de Moda. Como a minha turma era a primeira do curso na Universidade passamos alguns momentos de testes, mas foi o máximo. É com certeza uma faculdade pra quem gosta de prática: tem a parte teórica, mas é muito menos; é pra quem gosta de mão na massa.

3) Do que você mais gosta na sua profissão?
A diversidade e a identidade. Gosto de saber que com a moda você transmite emoção, sentimento, transmite conhecimento e história. Com a moda você mostra o que é, ou o que você gostaria de ser. 

4) Do que você menos gosta na sua profissão?
Da competitividade e do fato de que em alguns momentos é uma profissão cruel. Não gosto também que de algumas maneiras ela é tão diversificada mas ao mesmo tempo tão seletiva. 

5) O que você diria para alguém que gostaria de trabalhar com moda?
Referência, referência (só pra reforçar) e a busca sempre por algo mais. Talento ajuda e muito, mas é preciso esforço, treino e muita pesquisa. Moda é, ressalto, referência. Nada se cria, nada se copia, tudo se transforma (ensinamento da Biologia que trago comigo em tudo). E também é preciso ter muita força de vontade e paciência para um mercado competitivo e pouco valorizado. 

6) Como está o mercado de trabalho na sua área, atualmente, na sua visão?
Hoje com a situação do País não dá pra negar que todos os setores estão em crise. Fala-se muito do slow fashion hoje, da criação autoral, mas na realidade um dos maiores problemas hoje do mercado de moda é a China: o produto chinês, por ser mais barato, acaba ganhando mais espaço, e o trabalho nacional perde valor, fica caro e perde mercado. 

7) Você sentiu falta de algum tema durante o curso?
Sim, e muito: entrei na faculdade principalmente por esta matéria, é o que eu sempre gostei de fazer e sempre quis – a Consultoria de Imagem. Também senti falta de Análise Cromática. Se fossem incluídas essas duas matérias nos primeiros anos,  a criação ficaria melhor e mais funcional. É uma matéria que, como eu, muitos alunos têm que buscar fora. Me especializei por uma outra  escola, a DRESSCODE, nestas matérias. Hoje sou especialista em Consultoria de Imagem.


E aí, o que acharam? Gostaram? Têm alguma pergunta pra fazer para a nossa entrevistada? Sobre quais outros cursos vocês gostariam que tivesse entrevistas aqui no blog?


Espero que tenham gostado!

xoxo

Para me acompanhar é só clicar nos links:

Instagram  Facebook  Twitter  Youtube

Related Articles

6 comentários:

  1. Amei a sua ideia! Por favor faz intrevista com o pessoal de Direito?????
    xoxoxo
    somaisumapaginamae.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado!!
      Pode deixar ;)

      Excluir
  2. Adorei! Tenta entrevistar alguém que tá cursando agronomia ou veterinária ♡ Seria legal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yaay fico feliz que tenha gostado! Pode deixar que vou entrevistar sim <3

      Excluir
  3. Ótima iniciativa, Vick! <3
    Entrevista o Gui sobre o curso de Jornalismo, a Mel sobre Psicologia e alguém que tenha feito Fotografia! Pouco exigente, né? HAHAH Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha! Está tudo anotado, é só ficar de olho nas próximas semanas ;) <3
      P.S.: Adorei as sugestões

      Excluir

Deixe seu cometário ;)